https://public-rf-upload.minhawebradio.net/1667/slider/8ef07ca571186bb52eccbce6112ba538.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/1667/slider/6ef4972b221dec23474ff927111d8eff.png
Médico cristão cria programa para evangélicos emagrecerem.
01/02/2018 21:57 em Saúde

O médico Daniel Amen estava lendo os resultados de uma pesquisa que mostrava como as pessoas que começam a frequentar a igreja na casa dos vinte anos são mais propensas a tornarem-se obesas que as que não frequentam a igreja. Isso o incomodou.

“Eu realmente orei sobre isso”, explicou Amen à CBN News, “pois eu via na minha própria igreja a comida que vendíamos na cantina…  pensei então, estamos dando-lhes tanta comida para matá-los mais cedo. Era como se salvássemos a alma para depois matar o corpo”.

 Para o médico, que é especialista em imagens cerebrais, está na hora de a igreja lidar com os problemas de peso. “Você sabe que não está certo quando lembra que seu corpo é o templo do Espírito Santo”.

O Dr. Amen é autor de dois estudos mostrando que, quando o peso aumenta, o cérebro realmente encolhe. Ele diz que não é preciso enfatizar que a obesidade reduz a qualidade de vida, gera diversas dificuldades de saúde e pode levar a uma morte precoce.

“Não queremos ver isso nas igrejas evangélicas”, insiste. Por isso, ele recorreu à Bíblia e seus conhecimentos médicos para desenvolver um programa de perda de peso chamado “o Plano de Daniel”. O nome é por causa do profeta bíblico que manteve uma dieta à base de vegetais e água.

Com duração de seis semanas, ele ensina uma dieta num processo de reeducação alimentar que deve ser seguido ao longo da vida. Ele conta que o programa está sendo implementado, com sucesso, em diferentes igrejas nos Estados Unidos. Em breve, pretende disponibilizar todo o material em outras línguas. Enquanto isso não ocorre, ele sugere que os pastores prestem mais atenção na questão da obesidade e converse com suas congregações sobre isso.

O lançamento foi na igreja Saddleback, do pastor Rick Warren. “Por que estamos fazendo isso? Porque Jesus morreu por seu corpo e o Espírito Santo vive em seu corpo. A Bíblia diz que um dia prestaremos conta perante Deus sobre a forma como fomos mordomos do corpo que Ele nos deu,” disse Warren na ocasião.

Muita água e exercício

Dennis e Phyllis Neill, de Yorktown, Virgínia, testemunham uma mudança completa em suas vidas após conhecerem o “Plano de Daniel”.

“Eu me sinto muito bem agora”, comemora Phyllis. Ela conta que perdeu peso, sente-se mais disposta e consegue dormir melhor. Revela que grande parte do seu sucesso é por que botou a fé em prática. “Deus simplesmente assumiu o controle”, disse. “Ele nos abençoou tanto!”.

Seu marido Dennis, também adotou a dieta. “Perdi peso comendo apenas a comida que  Deus criou”. Ambos insistem que passaram por uma verdadeira “libertação” para abandonar os alimentos processados e tudo que contém muita gordura hidrogenada e açúcar.

“Muitas doenças estão relacionadas ao açúcar”, disse Dennis. “E nós temos que tirar isso do nosso sistema”. Seguindo o Plano, em sua cozinha eles dão preferência para alimentos naturais, evitando os enlatados.

“Eu sempre tenho frutas disponíveis”, disse Phyllis. “Quando meus netos chegam em minha casa eles não pedem doces. Pegam logo um pedaço de fruta”.

Outro aspecto da dieta é beber muita água e procurar fazer exercício físico regularmente.

O Dr Amen lembra que o consumo de água em abundância ajuda na perda de peso pois, às vezes, o nosso cérebro nos engana. Pensamos que estamos com fome, quando realmente estamos com sede.

Com informações de CBN

Deixe a sua opinião. Escreva um comentário.

COMENTÁRIOS