https://public-rf-upload.minhawebradio.net/1667/slider/8ef07ca571186bb52eccbce6112ba538.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/1667/slider/6ef4972b221dec23474ff927111d8eff.png
Paulo César Baruk collab Marcela Taís na bela interpretação de “Troco”
23/08/2023 22:35 em Música

Uma canção levando paz com a força da Palavra de Deus

Em tempos de contextos tão estressantes, “paz” e “leveza” assumem significados ainda mais fortes. A canção autoral que Paulo César Baruk lança pela Uni Records traz uma mensagem que contempla o sentido profundo dessas duas palavras. E é na união de duas grandes vozes da adoração no Brasil que a música “Troco” ganha vida. A rica interpretação de Paulo César Baruk e Marcela Taís tocam os corações com uma das poderosas verdades da Palavra de Deus.

A canção “Troco” nasceu em meados de 2020, ainda no período crítico da pandemia. Paulo César Baruk se reuniu com a banda em um sítio, para um tempo de oração, de conversa e reflexão. Em meio a outras canções que surgiram naqueles dias, veio a inspiração para “Troco”. Baruk lembra que, em uma daquelas manhãs, ele acordara bem cedo e passeava pelos jardins da propriedade. Com o coração sensível, ele observava tudo ao seu redor reconhecendo as belezas de toda a criação do Senhor: “Olhando para as flores, o céu, as nuvens... fui tomado por uma devoção que reconhecia a grandeza do Deus que cria coisas tão lindas, que propõe que eu, um ser tão limitado que sou, troque as minhas angústias e preocupações pela paz que Ele pode oferecer, a paz que me convida pela beleza de tudo o que Ele criou e cria, e de tudo o que Ele fez e continua fazendo por nós.”

O cantor conta que a escolha desta canção para fazer parte do projeto “Louvor à Luz da Lua” tem tudo a ver com a sua facilidade de adaptação, por já possuir uma estética musical dentro da linguagem do projeto de praia, com poucos instrumentos e um som mais acústico. A letra desta música traz uma mensagem que, associada à beleza e sensibilidade da melodia, alcança intensamente o íntimo de cada ouvinte, promovendo paz e leveza interior.

Como Baruk explica, a canção “Troco” expressa a rendição de um coração que por tantas vezes é vaidoso e orgulhoso demais para reconhecer que precisa de ajuda. Ele diz que, ao cantar “eu troco meu cansaço por sua paz”, está declarando a realidade da própria vida mais do que a de qualquer outra pessoa: “Em resposta ao convite de Jesus, sou eu dizendo diante dEle, ‘sim, eu preciso trocar este peso insuportável sob meus ombros pela paz que o Senhor tem para me dar’. Esta música toca o meu coração com o total respaldo da Palavra do Senhor, a Bíblia Sagrada, no texto de Mateus 11.28: ‘Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.”

Algo especialmente interessante na letra da canção é a frase “troco porque li a sua voz” e não “troco porque ouvi a sua voz”. Baruk revela que ele foi intencional na troca desses verbos, para gerar a interpretação de que “eu finalmente encontrei descanso para o meu coração ao ler e imaginar a voz de Jesus por intermédio do que eu li no texto”.

A participação de Marcela Taís, reconhecidamente uma das vozes mais doces do cenário musical gospel, abrilhantou ainda mais esta canção. A cantora já havia participado com Baruk na faixa “Ele continua sendo bom”, e já cantara com ele em um projeto dela, deixando-o muito honrado. O cantor e compositor queria este single com uma voz feminina, que soasse de forma sussurrada, mas que ao mesmo tempo fosse muito potente e sensível, sendo cantada uma oitava acima da sua. Ao criar esses critérios, o nome de Marcela Taís foi o primeiro que lhe veio à mente: “Fico muito feliz pela participação da Marcela Taís, que tornou a música ainda mais bonita; certamente, esta canção alcançará muito mais pessoas pela beleza e doçura da sua voz. Além de ser uma amiga muito querida, cada reencontro com ela é sempre muito bom. Marcela esteve conosco no set de gravação em Vila Velha (ES) e, mais uma vez, somou e cooperou conosco. O meu desejo é que outras tantas parcerias possam acontecer.”

Ele acrescenta dizendo que Marcela Taís “é uma poetisa e tem muita sensibilidade. Assim como no convite da música ‘Ele continua sendo bom’, ela me disse que: ‘esta canção faz muito sentido para este momento” e assim foi com a música ‘Troco’, ela aceitou e foi muito generosa com seus comentários a respeito da composição”.

A expectativa para os próximos lançamentos é que eles continuem “sendo abraçados e acolhidos por todos que vêm compartilhando o projeto e as faixas com tanta generosidade, que entenderam esta proposta um tanto diferente do cenário gospel brasileiro. Acredito que as outras canções do projeto ‘Louvor à Luz da Lua’ também surpreenderão este nosso público tão querido”.

Gravar descalço não estava programado, foi algo que o cantor decidiu na hora e que significou muito para ele ao representar o quanto estava à vontade naquele ambiente. Ele recebeu muito carinho de todos que ali estiveram e que o apoiou unanimemente para gravasse “de pés no chão”. Ele acredita que “esta coisa mais informal” combinou muito bem com o projeto em si.

“Que ao ouvir a canção ‘Troco’ e assistir ao seu clipe, você considere as palavras de Jesus e leve a sério a proposta que Ele está lhe fazendo. Jesus Cristo afirma que está disposto a trocar todo o peso que há em nós pela leveza que somente Ele é capaz de produzir em nosso coração. Diante da generosidade deste convite e da grandeza dessa proposta, pode até parecer que ela não é real, mas acredite que ela é sim verdade absoluta, pois o seu Autor é Jesus Cristo, o Filho do Deus vivo. A nossa hora de decisão é agora, não sabemos se haverá o depois. Então, entregue sua vida a Jesus e decida pelo ‘sim’ ao convite que Ele está lhe fazendo, troque seu fardo pesado pelo fardo leve que Ele tem para lhe oferecer. Firmado nas palavras verdadeiras de Jesus e no amor que Ele tem por você, tome a sua decisão. Ao aceitar essa proposta do Filho de Deus e todas as Suas palavras, você está tomando uma atitude de amor por sua própria vida. Deus abençoe a todos.” (Paulo César Baruk)

Assista ao videoclipe da canção “Troco”:

Ouça a canção “Troco” via streaming: http://ada.lnk.to/TrocoPauloCesarBarukeMarcelaTais

Siga o cantor Paulo César Baruk nas Redes Sociais!

Instagram: https://www.instagram.com/pcbaruk
Facebook: https://www.facebook.com/pcbaruk
Twitter: https://twitter.com/pcbaruk

Acompanhe a Uni Records nas Redes Sociais!

Site: www.unirecords.com.br
Instagram: www.instagram.com/unirecordsoficial
Facebook: www.facebook.com/unirecordsoficial
YouTube: www.youtube.com/c/UniRecords

Fonte: Ana Paula Costa
Assessoria de Imprensa Uni Records

COMENTÁRIOS